O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que às 14h56min (horário de Brasília) do último domingo, 14 de abril, sendo às 13h56min de Manaus, houve o desligamento dos circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga – Manaus, de propriedade da Energisa, interrompendo 400 MW de carga na região de Manaus, no Amazonas.

O Operador destacou que após diversos procedimentos e manobras, o processo de início do religamento das cargas se deu às 15h31min (horário de Brasília). No entanto, quando parte das cargas já haviam sido religadas, houve um novo desligamento nos setores de 230 kV e de 500 kV da subestação Lechuga, de propriedade da empresa Evoltz, que atende toda a área de Manaus. No total, houve interrupção de até 920 MW de carga na área Manaus. Por volta das 18h40min, cerca de 80% da carga prevista para o horário, já tinham sido recompostas.

O total das cargas foi concluída às 00h23min, segundo o Operador, em decorrência de dificuldades da Amazonas Energia em fazer parte dos religamentos. A distribuidora teve que deslocar equipes para religar os alimentadores. O ONS e os agentes responsáveis estão apurando as causas da ocorrência.